Empreendedorismo

Nova América e a antiga fábrica de tecidos.

 

Por ser um shopping de fácil acesso graças à saída do metrô “Nova América/Del Castilho” e aos diversos ônibus da cidade passarem por ali diariamente, o Shopping Nova América se tornou, além de um local com uma infinita variedade de comércios, um grande centro empresarial, contendo três prédios comerciais com infinitas salas, onde é possível encontrar clínicas médicas e escritórios de seguradoras.

 

Entretanto, nem sempre esses são os atributos que mais chamam a atenção do seu público, mas sim a sua estrutura antiga, com tijolos vermelhos (tradicionalmente ingleses) na parte externa e uma grande torre em uma das pontas.

 

Muitos não sabem, mas o Shopping foi uma grande fábrica de tecidos nos anos 20, que levava o nome de “Companhia de Tecidos Nova América”. Por mais que a fábrica não ocupasse totalmente o espaço atual, ela se tornou uma das maiores fábricas da cidade e do país.

 

Dizem os moradores que a maioria dos funcionários moravam ao redor da fábrica, e como não era comum fábricas daquele porte pelas redondezas, mas sim nas avenidas (como a Avenida Brasil), a Companhia de Tecidos foi motivo de muitos burburinhos.

 

Em 1991 a fábrica foi desativada, transferindo-se para o município de Duque de Caxias e, 4 anos depois, nascia o Shopping Nova América.

 

Hoje, o Shopping possui, além dos polos gastronômicos, de entretenimento e comerciais, uma unidade do hotel Ibis, com mais de 300 habitações disponíveis para turistas e representantes comerciais.

 

E você, conhecia a história da sede da Vênus Corretora?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário